segunda-feira 14 de março de 2011, por
Um importante passo foi dado para que o arquivo de Aloysio Biondi esteja acessível ao público em breve. O acervo foi encaminhado para restauro no final de fevereiro e a previsão é que dentro de poucos meses volte à Universidade de Campinas (Unicamp).
Desde o último mês, os milhares de jornais, revistas, livros, recortes e documentos profissionais e pessoais estão com a Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (Aber), contratada pela universidade para os serviços de limpeza, higienização e acondicionamento desses itens.
“Na Aber, o material permanecerá sob os cuidados da restauradora Norma Cassares e de sua equipe”, explica a supervisora do Centro de Documentação Alexandre Eulálio (Cedae/Unicamp, ao qual o arquivo foi doado), Flávia Carneiro Leão.
“Assim que o acervo retornar, já limpo, higienizado e ‘de roupa nova’, ou seja, acondicionado nos novos invólucros, iniciaremos a primeira etapa de tratamento arquivístico para poder viabilizar o acesso dos pesquisadores.”
Os recursos para o tratamento do material vieram da verba da pós-graduação do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), ao qual o Cedae é vinculado.