[O Brasil de Aloysio Biondi Obra Vida Projeto
data
veiculo
tema
Palavra-chave
Voltar

  Faltou dizer

Jornal Diário da Manhã , quinta-feira 10 de novembro de 1983


BOAS NOVAS - na primeira semana de novembro, os preços dos alimentos, agora no varejo, subiram apenas 1,1% no Rio, que é a cidade usada como base para cálculo do índice de custo de vida, pela Fundação Getúlio Vargas. Quer dizer, agora, nem que a FGV queira esconder, a taxa de inflação de novembro será mesmo bastante inferior à de outubro.

PRIMEIRO REFLEXO – o governo já tem conhecimento dessa tendência de queda ainda maior no ritmo de inflação em novembro. Primeira prova disso: ontem, houve uma desvalorização do cruzeiro (que, obrigatoriamente, acompanha a taxa da inflação, por exigência do FMI). Essa desvalorização foi de apenas 1,671%, a menor ocorrida desde junho, num indício de que a taxa inflacionária apurada até agora está baixa. Ninguém espere, portanto, grandes desvalorizações do cruzeiro durante o mês de novembro.

COM INVEJA – a inflação no México caiu para 3,3% no mês de outubro, com uma taxa acumulada de 63,7% para os dez meses do ano. No final de 1982, o México registrou taxas superiores a 10% ao mês.

PARA ONDE VAI O DINHEIRO – o ex-diretor da Cacex, Benedito Moreira, propõe alterações no crédito subsidiado às chamadas “trading companies” (empresas que exportam produtos de outras empresas). Diz Benedito Moreira que o governo entrega dinheiro, a juros baixos a essas empresas (isto é, subsidia o crédito) para que elas emprestem a juros igualmente baixos às exportadoras, como forma de tornar os produtos brasileiros mais baratos lá fora, facilitando as exportações. E, no entanto, as “tradings” acabam cobrando juros muito mais altos às exportadoras, ganhando em cima do Tesouro Nacional. O que o sr. Benedito Moreira diz é verdade. Só que ele deveria ter dito que isso acontece há muitos e muitos anos, desde que ele era diretor da Cacex. Isso e “outras coisinhas mais”, tais como subfaturamento nas exportações, superfaturamento nas importações, escritórios fantasmas em Nova Iorque, entrepostagem falsa de mercadorias etc. O sr. Benedito Moreira teria muito a contar à CPI da Dívida Externa. Se quisesse e pudesse.



Acompanhar a vida do site RSS 2.0 | Mapa do site | Administração | SPIP Esta obra está licenciada sob uma Licença CreativCommons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil