[O Brasil de Aloysio Biondi Obra Vida Projeto
Voltar

A crítica contra a imprensa no Plano Real

quarta-feira 16 de setembro de 2009, por Aloisio Milani


Aloysio Biondi, antes de assumir uma coluna no jornal Folha de S.Paulo, tinha feito sua segunda passagem pelo Diário da Manhã de Goiânia, entre 1995 e 1997. Período este que coincidiu com a adoção das mudanças do Plano Real na vida econômica do país. No diário goiano, Biondi publicava suas críticas às medidas adotadas pelo governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. E, claro, ia contra a maré de “boas novas” que a mídia adotou como opção política.

Influenciado pelas ideias de Biondi, o jornalista Marcus Vinícius, editor de Cidades e de Política do Diário da Manhã, analisou a imprensa numa tese de conclusão do seu curso de Economia. “Neste período fazia economia e colei grau em 2000. A monografia foi uma crítica à avalanche de notícias fantasiosas sobre o Plano Real, e, sobretudo uma denúncia à falácia neoliberal. O material de pesquisa foi baseado principalmente em artigos e matérias feitas por Biondi e Lauro Veiga Jardim no DM e articulistas dos jornalões", registra.

Na dedicatória do trabalho concluído e apresentado há nove anos, Biondi é homenageado. “Para Aloysio Biondi, com quem tivemos o prazer de aprender valiosas lições de jornalismo, economia e brasilidade”, escreve Vinícius. A introdução do trabalho indica como o período tinha vazios de informação que debatessem o impacto do governo FHC para o país. “Não há exagero em afirmar que o êxito do Plano Real deve-se a uma bem articulada campanha nos órgãos de comunicação escrita, radiofonada e televisiva (segundo depoimentos constantes nesta monografia) no quatriênio 1994/1998”, afirma.

Segue outro trecho do trabalho:

“O pensamento da equipe econômica é transformado em único caminho para livrar o país da espiral inflacionária e conduzir a economia ao porto seguro da estabilização. Da eleição do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso à presidência da República em 1994, à mudança na Constituição Federal (1996), permitindo-lhe o direito à reeleição — confirmada nas urnas em 1998 — a cumplicidade da imprensa é patente.”

Clique aqui para ler a monografia. E aproveite para ler os artigos do Diário de Manhã no período citado pelo economista. É só usar a ferramenta de busca e selecionar a década de 90 e o item “jornal Diário da Manhã”. Segue um exemplo.

Documentos anexados

Responder a esta matéria :: 0 comentário(s)


Acompanhar a vida do site RSS 2.0 | Mapa do site | Administração | SPIP Esta obra está licenciada sob uma Licença CreativCommons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil