sábado 3 de março de 2007, por
O Blog "Xis da Questão", do professor Manuel Carlos Chaparro, doutor pela Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP), publicou em um dos seus primeiros posts uma entrevista com o jornalista Aloysio Biondi. As falas são de uma entrevista concedida ao então mestrando Armando Medeiros, em setembro de 1992.
Veja o que ele escreveu: "Abordei dois temas: o tratamento da mídia ao programa de privatizações (acelerado durante o Governo Collor) e retrospectivamente (pensando em pesquisar melhor o assunto no Doutorado) fiz perguntas sobre o comportamento da imprensa durante o lançamento dos planos econômicos, os grandes pacotes que sacudiram a vida nacional."
Em certo momento da entrevista, usada por Medeiros, para a elaboração da dissertação “O jornalismo econômico e a cobertura sobre a privatização (1990/91)”, Aloysio Biondi faria uma análise sobre o discurso corrente sobre a "falência do Estado" e a anunciação de um conceito que o levaria a ser um dos maiores críticos da privatização do país.
"Não acho que o Estado esteja falido, irrecuperável. Realmente, o Estado brasileiro foi destruído para ajudar a iniciativa privada no Brasil. Quando o processo começou, da forma como foi, seria melhor não ter acontecido, não era verdade que a situação fosse aquela. Mas se é para privatizar, precisa ser feito, daqui para frente, bem feito", registrou.
Não foi o que aconteceu, como pudemos ver por seus próprios textos e livros ao longo da década de 90.