[O Brasil de Aloysio Biondi Obra Vida Projeto
data
veiculo
tema
Palavra-chave
Voltar

  Agora, descontrole monetário deixará bancos preocupados

Jornal Folha de S.Paulo , sábado 17 de julho de 1982


A inflação de 8% em junho provocou pânico entre a classe empresarial, levando-a a oferecer colaboração ao governo. O estouro na política monetária ontem revelado vai provocar pânico em outra área, talvez não tão disposta a oferecer cooperação ao Brasil: será a vez dos banqueiros e credores internacionais, o Fundo Monetário Internacional, já preocupados com a situação das contas externas do País.

O recorde na emissão de moeda e de expansão dos meios de pagamento é um fenômeno extremamente grave, para os especialistas adeptos do monetarismo (e que predominam no cenário mundial), porque ele provoca a "inflação futura". Através de gráficos, os economistas procuram demonstrar que, quando o governo perde o controle da política monetária, a inflação "estoura" só três a seis meses mais tarde isto quer dizer que a alta de 8% em junho não é nem o começo — nessas Interpretações — da explosão Infladonária que vem por ai.

O ministro Delfim Neto se encontra em Nova York, possivelmente explicando aos credores internacionais as razões dos últimos insucessos da política econômica. Ou, mais provavelmente ainda, como ocorreu em 1980, já prometendo adotar medidas, rapidamente, para Inverter o quadro atual. Nesse caso, o País pode esperar — antes mesmo das eleições — por novo aperto do crédito, novos freios na economia, nova política de "cintos apertados" semelhante à que provocou queda na produção industrial e desemprego, em 1981. (A.B.)



Acompanhar a vida do site RSS 2.0 | Mapa do site | Administração | SPIP Esta obra está licenciada sob uma Licença CreativCommons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil