Conheça mais sobre nosso trabalho
O Brasil de Aloysio Biondi é um projeto de reconstrução de arquivo e memória de Biondi, para manter vivos seus ideais, divulgando seu compromisso com o jornalismo, com a defesa do Brasil e com o ponto de vista dos trabalhadores e do cidadão comum.
É também uma ferramenta para garantir acesso público ao conhecimento e às análises produzidas por este jornalista – falecido em julho de 2000 –, que pautou sua vida pelo objetivo de democratizar a informação aos que mais necessitavam dela.
Um projeto construído de forma coletiva, participativa e voluntária por um grupo de pessoas interessadas em colaborar com a luta por uma comunicação mais democrática e com .
Um grupo que acredita que a comunicação é um direito de todos e um espaço público e fundamental para a democratização do país.
A obra de Aloysio Biondi é um exemplo de trabalho contínuo nessa mesma direção. Seus textos ainda hoje servem para dar clareza à situação política e econômica do país aos olhos dos marginalizados, dos trabalhadores e dos que lutam para mudar a situação atual de injustiça.
A pesquisa de sua obra permite entender mecanismos e políticas econômicas que, no jornalismo diário, ficam codificados para uma minoria especializada. Permite a muitas pessoas, excluídas das esferas de decisão do poder, tomarem partido de discussões complexas, mas que têm a ver diretamente com seu dia-a-dia.
Permite, ainda, observar processos que vêm se desenvolvendo há anos e de problemas com origens antigas e impactos atuais, por meio de uma análise periódica sob a ótica de Biondi.
Trata-se de um projeto para contribuir com a retomada dos sonhos de um Brasil para todos, cuja origem remonta aos nossos mais remotos sonhos de soberania: um país democrático, justo, solidário, que tenha a igualdade entre seus cidadãos como horizonte.
Diante desses objetivos, o projeto prevê o desenvolvimento de duas frentes principais, intrinsecamente ligadas ao objetivo de preservação e valorização da memória e história do Brasil:
A organização e abertura ao público do rico arquivo de documentos e publicações guardados pelo jornalista ao longo de seus 44 anos de carreira, que oferecem um vasto panorama de mais de quatro décadas da história do país, sob o ponto de vista de um jornalismo comprometido com os trabalhadores;
A construção de um site com textos, reflexões e sugestões de Biondi, que sirva para uma pesquisa permanente e remota de seus arquivos e que também funcione como espaço permanente de debate sobre o país.