[O Brasil de Aloysio Biondi Obra Vida Projeto
Voltar

Artigo e entrevista destacam "O Brasil Privatizado" e projeto de memória

segunda-feira 14 de março de 2011, por admin


Depois das homenagens noticiadas abaixo, no segundo semestre do ano passado houve pelo menos outros dois registros sobre os dez anos da ausência de Aloysio Biondi: artigo do editor Flamarion Maués sobre o processo de produção do livro O Brasil Privatizado: Um Balanço do Desmonte do Estado e entrevista do coordenador do Projeto O Brasil de Aloysio Biondi, Antonio Biondi, à TV CUT.

Em seu relato, Maués conta que Biondi enviava os capítulos por fax para a Editora Fundação Perseu Abramo. “Ele gostou muito da ideia da coleção – que veio a ser batizada de Brasil Urgente –, pois achava importante que o livro tivesse aquelas características que propúnhamos para a coleção: texto sucinto, linguagem direta, muita informação, preço acessível”, comenta.

Sobre o conteúdo, ele narra a reação da então vice-presidente da Fundação Perseu Abramo, Zilah Abramo, após ler o original: “‘Li o texto à noite e nem dormi direito. Fiquei chocada! O que está acontecendo é muito grave e a gente não tem noção’, foi mais ou menos o que ela me disse. E assim era com a maior parte das pessoas que liam o texto – a mesma reação que os leitores teriam quando o livro foi lançado”. O artigo do editor foi originalmente publicado no site O Escrevinhador, de Rodrigo Vianna.

Por sua vez, na entrevista de 10 de setembro, Antonio Biondi fala ao Jornal da CUT sobre a atualidade da obra de seu pai e o projeto de memória. A entrevista pode ser visualizada na página do jornal do dia 10 de setembro, no quarto quadrinho abaixo do principal (com a minutagem em 00:06:50). Outra opção é visualizar a íntegra do jornal, no quadro principal, sendo que a matéria sobre Biondi começa aos 6’44’’.

Responder a esta matéria :: 0 comentário(s)


Acompanhar a vida do site RSS 2.0 | Mapa do site | Administração | SPIP Esta obra está licenciada sob uma Licença CreativCommons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil