[O Brasil de Aloysio Biondi Obra Vida Projeto
Voltar

Site do Biondi: uma história, um começo

sexta-feira 14 de dezembro de 2007, por admin


Caros amigos e amigas do projeto O Brasil de Aloysio Biondi. Agora, podemos comemorar uma grande e importante novidade de nosso projeto e do jornalismo brasileiro: o site de memória do Biondi está pronto no que diz respeito a seu desenho e programação.

Eis uma idéia iniciada em 2001, nos primeiros passos de nosso projeto. Uma história desenvolvida ao longo desses anos todos, em ritmo mais forte e intenso justamente a partir de abril de 2005.

Após várias conversas e debates entre os integrantes do projeto, optamos por estruturar um site baseado em três eixos: a obra de Biondi, a vida do Aloysio e o projeto "O Brasil de Aloysio Biondi", com ênfase no legado deixado pelo jornalista em suas centenas de textos.

Optamos, também, por chamar para trabalhar conosco o Renato Almeida Prado, amigo responsável pelo desenho do site e com grandes qualidades gráficas e teóricas sobre a internet, e o Vitor e a Isabela, referências em trabalhos com software livre e na defesa dessa opção de uso das novas tecnologias e de acesso ao conhecimento.

O trabalho de programação e desenho chegou ao fim, mas a história do site do Biondi está apenas começando. Vamos aos pequenos ajustes, à colaboração de todos, à alimentação do site e às muitas lutas e empreitadas que o projeto "O Brasil de Aloysio Biondi" ainda encampará.

Abaixo, o testemunho do trabalho do Renato, Vitor e Isabela.

Saudações felizes,

Tonho Biondi

*

Renato Almeida Prado, criador do design do site

Fiquei honrado de ter sido convidado pelo Tonho (Antonio) para colaborar com o desenvolvimento do site do projeto O Brasil de Aloysio Biondi. Primeiro pelo respeito que tenho por ele, depois pela relevância de disponibilizar um conteúdo tão rico e importante da nossa história e, por último, por ajudar a manter vivas as palavras e memórias do Aloysio.

Desde o início, nossa idéia foi criar uma ferramenta que permitisse uma pesquisa eficiente nos textos e em todo o arquivo coletado — entrevistas, vídeos, áudios, etc. —, oferecendo um conteúdo organizado e de fácil acesso. Hierarquizamos as informações, ressaltando, em cada área, as que julgamos mais importantes. Em Obra, o arquivo digital, em Vida, um texto sobre a história do Aloysio, e em Projeto, um canal de comunicação com o público geral. Todas as outras informações, entretanto, estão sempre indicadas nos box laterais que acompanham estes conteúdos principais, evitando assim, uma grande quantidade de páginas semelhantes.

É um projeto vivo, que necessita da participação ativa das pessoas, tanto para continuar a discussão acerca dos temas debatidos por Aloysio, como para ajudar a incrementarmos nosso trabalho.

*

Vitor Reis e Isabela Fernandes, equipe da programação do site

Compartilhamos da felicidade de tod@s de termos chegado ao fim desse trabalho que no início nos pareceu tão simples. Depois de quase um ano trabalhando, conseguimos construir um site compatível com todos os navegadores e sempre optando pelo uso do software livre.

Optamos por um CMS (sistema de administração de conteúdo) todo traduzido para o português do Brasil e com uma interface simples de ser usada, além de ser livre! No caso, o Spip. Essa escolha será fundamental para facilitar a alimentação do site que está surgindo.

Foi um longo processo, desde a primeira conversa com o Tonho, a idealização da estrutura do site até sua conclusão. Diversas vezes tivemos que mergulhar no código do programa e fazer pequenas alterações para deixar ele prontinho para o que queríamos.

O resultado está aí, a página está praticamente feita; confessamos que faltam pequenos detalhes, como arrumar alguns alinhamentos, mas que preferimos fazer após o início da alimentação do site.

Esperamos que tod@s sintam-se a vontade para sugerir futuras adaptações e que sintam facilidade na hora de publicar qualquer artigo. Ficamos à disposição para qualquer puxão de orelha e perguntas sobre como usar a ferramenta. Agora é a melhor hora, a de publicar!

Responder a esta matéria :: 2 comentário(s)


Acompanhar a vida do site RSS 2.0 | Mapa do site | Administração | SPIP Esta obra está licenciada sob uma Licença CreativCommons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil