[O Brasil de Aloysio Biondi Obra Vida Projeto
data
veiculo
tema
Palavra-chave
Voltar

  Os culpados pela inflação

Jornal Folha de S.Paulo , sábado 9 de abril de 1983


Ao afirmar que a inflação recorde de março foi provocada pela maxidesvalorização do cruzeiro, a outrora respeitável Fundação Getúlio Vargas está escondendo a verdade, para conveniência do ministro do Planejamento, Delfim Neto.

Não é preciso muito esforço para mostrar que a Fundação está mentindo: seus próprios dados estatísticos relativos à inflação mostram que, em março, houve nova disparada de preços para uma área que, a curto prazo, nada tem a ver com a máxi: a alimentação. Somente em março, os alimentos subiram 14,8% no índice de preços no atacado, e mais 12,2% no índice de custo de vida ao consumidor, puxando a alta da inflação. Em três meses, a alta para os alimentos passou da casa dos 35%, segundo a própria FGV, ganhando, de longe, da carestia nas demais áreas.

A máxi provocará pressões inflacionárias nestes próximos meses, é inegável. Mas a tentativa de responsabilizá-la pela inflação de março é querer esconder a total indiferença com que os Ministérios do Planejamento e da Fazenda, a Cobal, o governo federal, enfim, estão presenciando a “disparada” dos preços dos alimentos, nestes primeiros meses do ano. Uma atitude que, se não for prontamente alterada, pode realmente levar o País ao caos social, provocado pela carestia insuportável.



Acompanhar a vida do site RSS 2.0 | Mapa do site | Administração | SPIP Esta obra está licenciada sob uma Licença CreativCommons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil