[O Brasil de Aloysio Biondi Obra Vida Projeto

  O rico acervo de Aloysio Biondi


Conheça o inventário preliminar do acervo

Biondi tinha mania com seus recortes de jornal, anotações, documentos guardados, fichamentos periódicos, materiais de referência. Tanto que, ao longo de seus 64 anos de vida – 44 deles dedicados ao jornalismo – acumulou um acervo estimado em cerca de 25 mil documentos. Seu arquivo era considerado “implacável”.

Em alguns períodos, Biondi manteve, com a colaboração de profissionais da área e estagiários, tudo muito organizado. Em outros, acumularam-se os jornais sequer retirados da sacola de entrega, ou, no máximo, acompanhados da expressão esperançosa: “Ler!”.

O resultado desta relação do jornalista com seu material de trabalho é a formação de um riquíssimo acervo histórico, que pode servir de base para estudos nos mais diversos campos do conhecimento.

Neste sentido, os integrantes do projeto “O Brasil de Aloysio Biondi” se dedicam desde 2001 a organizar o material, de modo a torná-lo disponível ao público em geral. Neste sentido, contaram com a colaboração de inúmeras instituições, apresentadas no expediente do projeto.

Atualmente disposto na antiga casa de Biondi – cujas dimensões antes de sua morada davam teto à garagem de um grande caminhão de um feirante português – o material deve ser doado em breve. Após a conclusão do trabalho de levantamento e organização de todo o material, em novembro de 2007, os próximos passos serão a catalogação e disponibilização do acervo ao público em geral, tarefa a ser empreendida pelo projeto em parceria com uma instituição pública de ensino superior.

Veja abaixo o documento com a pré-catalogação do acervo de Aloysio Biondi.

Caso queira consultar os materiais, envie um e-mail para brasilbiondi@yahoo.com.br

Documentos anexados



Acompanhar a vida do site RSS 2.0 | Mapa do site | Administração | SPIP Esta obra está licenciada sob uma Licença CreativCommons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil